Solo e saúde - O Lixo e a coleta seletiva 2

 ... Uma megalópode como São Paulo produz mais de 15 000 toneladas de lixo por dia, das quais 75% saem das residências. Além disso, não há informação o suficiente para os procedimentos de embalar, coletar, transportar e tratar o lixo, isto é, dar-lhe um destino correto, agredindo o menos possível o ambiente onde vivemos.
 A verdade é que a natureza recebe mais lixo do que ela pode degradar.
 Saber tratar o lixo urbano (das residências e das ruas), industrial e hospitalar não é apenas uma questão de limpeza, mas, principalmente, de saúde.
 O acúmulo de qualquer um desses tipos de lixo sempre é prejudicial, pois além de poluir e contaminar o solo, atrai uma série de pequenos animais (ratos, baratas, moscas, pernilongos) transmissores de doenças.
 O lixo pode ter diferentes destinos:
 Lixões: Terrenos baldios periféricos (Periférico - que está mais distante ou afastado do centro) onde diariamente são jogadas toneladas de lixo. A lenta decomposição do lixo. além das possíveis doenças, produz o chorume, liquido escuro que polui o solo.
 Aterros sanitários: Amplas camadas de lixo cobertas diariamente com terra; sua decomposição por bactérias gera o gás metano, que pode ser aproveitado como combustível. Há o risco de poluir as águas subterrâneas.
     --> Algumas soluções para o lixo:
Incineração: Queima de lixo e produção de pequeno volume de resíduos, porém o custo é muito alto e alguns gases eliminados são tóxicos.
Compostagem: Usinas que transformam a parte orgânica do lixo num fertilizante chamado compostos. Algumas desvantagens são o alto custo e o contato de funcionários com o lixo.
Biodigestores: Fermentação do lixo por bactérias, em tanques chamados biodigestores, onde é produzido o gás metano, que pode ser usado como combustível doméstico ou industrial, inclusive em veículos automotivos.
Reciclagem dos materiais: A alternativa mais ecológica para o lixo é a coleta seletiva e reciclagem dos diversos materiais. Separa-se todo o lixo (restos de alimentos, plásticos, papéis, metais e vidros) para posterior reaproveitamento como matéria prima para a indústria.
 Coleta seletiva:
Amarelo --> Metal
Verde --> Vidro
Azul --> Papel
Vermelho --> Plástico 


Saiba mais clique Logo em baixo:
--> Doenças Causadas Por Produtos Químicos. <-- Clique Aqui.