Amarelão

• Amarelão ou Ancilostomíase
  Doença causada por um verme chamado ancilóstomo, que mede 1 centímetro de comprimento quando adulto.
  Em alguns locais, ainda há pessoas que defecam (Defecar - eliminar as fezes) no chão e dessa forma contaminam o solo. Se alguma dessas pessoas estiver com amarelão, ela deixa no solo, com as fezes, ovos de ancilóstomo, dos quais sairão larvas quase microscópicas (Microscópio - visível só ao microscópico).
  Essas larvas é capaz de penetrar pelo pé descalço de uma pessoa. Percorre o corpo levada pelo sangue e chega ao intestino delgado, onde se torna verme adulto e retira sangue para se nutrir. Se a pessoa andar calçada, não pegara essa doença.
  A doença é chamada Amarelão ou opilação porque a pessoa fica muito anêmica pela perda de sangue e sua pele adquire um tom amarelado, além de perturbações no intestino, cansaço constante e prostração (Prostração - ato ou efeito de enfraquecer muito)
  Um grande escritor paulista, Monteiro Lobato (1881-1948), tentou ensinar as pessoas a combater o amarelão. Escreveu um livro em que o personagem principal, o Jeca Tatu, tem amarelão.
  Tudo dava errado para o Jeca. Sua vida era horrível. Até em que um médico o trata e lhe ensina como evitar a doença: bastaria andar calçado. A partir daí, o Jeca aprende e, exagerado, passa a colocar botas até nos porcos e nas galinhas.


( Ciências Novo Pensar - Meio Ambiente - Demétrio Gowdar & Eduardo Martins - 6° Ano )